quarta-feira, 23 de junho de 2010

Propostas para a caminhada sinodal...

O trabalho com os obreiros

 “Ser cuidado implica em quase nunca se preocupar com o cuidador. Ser cuidador implica em quase nunca pedir ajuda para si,” (Psicólogo Claudemir Casarin).

Nós, ministros religiosos, somos cuidadores. Cuidamos da doutrina, cuidamos da harmonia, cuidamos das famílias e das pessoas em suas dores, angústias, lutos, dúvidas e conflitos. Muitas vezes corremos o perigo de parar para refletir sobre nossa própria necessidade de cuidado somente quando a vida pessoal, familiar e ministerial já sofre duras consequências.

Quem cuida do ministro? Em primeiro lugar o ministro deve estar aberto para aceitar ser cuidado. O próprio Senhor Jesus se deu o direito de dormir em plena tempestade, provando ser humano e limitado... A comunidade, que é cuidada por ele, também deve se preocupar com o seu cuidado. É função do pastor sinodal ser pastor dos pastores (cuidador dos cuidadores), bem como encontrar caminhos para que o cuidado aconteça.

Por isso, proponho:
- Implantar um plano de visitação aos obreiros e famílias.
- Fomentar a continuidade e criação de grupos de aconselhamento fraterno.
- Estabelecer parcerias com profissionais da área da psicologia, que possam oferecer subsídios aos grupos de aconselhamento fraterno e terapia às famílias de nossos obreiros.
- Ser mediador e incentivador para que comunidades e obreiros caminhem juntos em dignidade e respeito mútuo.

Formação


A formação e edificação de comunidades no Sínodo Vale do Itajaí é um  diferencial na IECLB. Buscando comunidades mais vivas e atuantes, o Sínodo aprovou a criação da assessoria. Observando as necessidades das comunidades, foram criados cursos, programas, seminários que têm promovido crescimento pessoal e espiritual para os membros e lideranças de nossas comunidades, bem como têm oferecido subsídios para o ministério.

A Assessoria merece todo apoio para a continuidade de seus trabalhos e para a criação e implantação de programas que atendam a novas necessidades. 

Por isso, proponho que
- a partir das lacunas descobertas nas avaliações e das indicações do planejamento estratégico nas paróquias, a assessoria atue, de forma mais concentrada, em determinadas áreas ou paróquias.
- a formação dos obreiros seja igualmente essencial para que nossas comunidades sejam sempre vivas e atuantes. Esta formação acontece nas atualizações teológicas e conferências, por meio de incentivo e apoio para cursos de especialização e viagens de estudo. A exemplo das viagens de estudo autoprogramado para a Alemanha, proponho buscarmos possibilidades de formação em outras realidades, como Igrejas irmãs na América Latina.
- encaminhemos projeto ao Pró-Educ para novamente recebermos bolsa para uma nova pós-graduação em Aconselhamento e Psicologia Pastoral para obreiros e lideranças.

Parcerias

Uma Igreja sinodal é uma Igreja, na qual se trabalha em equipe e se faz parcerias. Nossas comunidades e paróquias têm uma riqueza enorme para compartilhar entre si. Os sínodos da IECLB têm experiências bem sucedidas para compartilhar com outros sínodos.  Igrejas em outros países têm muito a nos ensinar e aprender conosco. No Ecumenismo vivenciamos a Igreja una que caminha junto na mesma missão.

Por isso, proponho que:
- parcerias entre as comunidades e paróquias e entre os sínodos da IECLB.
- continuidade da parceria com o Sínodo da Alemanha.
- fórum de discussão e implantação das propostas trazidas das parcerias.
- parceria com igrejas irmãs na América Latina.
- incentivo a participação ecumênica.
- seminários ecumênicos para empresários.
- seminário ecumênico sobre pentecostalismo.

Comunicação

Essencial é pensarmos Igreja também no que se refere à comunicação. Hoje, com o mundo globalizado notamos o avanço cada vez maior de ferramentas modernas e interativas. São sites, blogs, twitters e uma infinidade de materiais que cumprem um papel importante. Não só na divulgação dos fatos, mas na forma de e no meio com que queremos alcançar nossos membros. Se há dez anos este ainda não era um assunto prioritário. Hoje com certeza é!  

Por isso, proponho:
- seminários de comunicação da era digital.
- criação de um Conselho de Comunicação com a tarefa de buscar novas possibilidades mundo a fora.
- debater o assunto como uma área intersetorial, à luz do Plano de Ação Missionária da IECLB.
- apoiar o Jornal O Caminho.
- incentivar as paróquias a investirem na comunicação.


Setores de trabalho

Os Setores de Trabalho necessitam de apoio constante para seu fortalecimento. Reconheço as especificidades e autonomia dos Setores de Trabalho. Incentivarei a realização de Planejamento Estratégico em cada um dos nossos Setores. Mas, proponho, em específico o debate das seguintes ideias:


Crianças, adolescentes e jovens
- reativar os retiros sinodais de crianças e adolescentes em Rodeio 12.
- oferecer formação pedagógica aos orientadores do Culto Infantil e Ensino Confirmatório, em parceria com as Escolas Evangélicas.
- criar um programa de orientação e aconselhamento a pais de adolescentes.
- Fomentar o voluntariado na Juventude Evangélica, através de cursos e propostas concretas de atuação.

Legião Evangélica
- incentivar a expansão do trabalho para mais paróquias do Sínodo.
- realizar seminários de Diaconia com vistas à capacitação para formatação de projetos e busca de recursos para a execução dos mesmos.

Mulheres
- formar grupos de estudos e intercâmbio que conheçam novas propostas de trabalho em outras áreas da IECLB e as apliquem em nosso Sínodo.
- continuar acompanhando e animando o trabalho da OASE.

Idosos
- dar continuidade aos cursos de visitação para pessoas idosas.
- manter e aprimorar o intercâmbio com instituições que trabalham em prol da pessoa idosa, como Ibgeron
- apoio às instituições asilares e ancionatos.
- promover o encontro de gerações, incentivando as crianças e jovens a irem ao encontro da pessoa idosa e incentivando a pessoa idosa a compartilhar sua experiência no convívio com os jovens e na contação de história. 

Pessoas com deficiência
- dar continuidade a reflexão a respeito da inclusão da pessoa com deficiência em grupos como OASE, JE, Coral e Culto Infantil.
- promover reflexão sobre a acessibilidade em nossas Igrejas.

Diaconia
- promover seminários de educação ambiental e consumo consciente.
- dar continuidade ao projeto da Casa de Passagem, para acolher pessoas que vem de outros municípios acompanhando familiares hospitalizados em Blumenau.

Casais
- oferecer seminários para casais tratando temas da espiritualidade e psicologia na vida do casal e da família.
- aproveitar o conhecimento prático e teórico de obreiros que tem se ocupado com o trabalho de casais para elaborar um projeto que anime casais de nossas comunidades a se engajarem no trabalho.

Música
Buscar verbas junto à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, para uma Escola de Música em Rodeio 12 voltada para músicos, regentes e coralistas de nossas comunidades.

Missão:
- fazer missão, por meio da Diaconia e Evangelização, nos bairros que mais crescem em nossos municípios.

Planejamento:
- realizar planejamento estratégico nos setores de trabalho do Sínodo.
- realizar planejamento estratégico com o novo Conselho Sinodal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário