terça-feira, 15 de junho de 2010

Um pouco sobre mim!

Meu nome é Breno Carlos Willrich. Nasci em Brusque, SC e tenho 45 anos. Sou pastor na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, e exerço meu ministério na Paróquia Blumenau Centro.

Desde criança, estive envolvido na vida da Igreja Evangélica Luterana. Sou filho de líderes da Paróquia de Brusque. Participei do Culto Infantil, Ensino Confirmatório e do grupo de Juventude Evangélica (JE). Esta vivência marcou profundamente a minha vida. Além da vivência na Igreja, cabe mencionar que cursei o Ensino Fundamental e Médio na Escola Cônsul Carlos Reanux, em Brusque. Assim, família, Igreja e escola cristãs me forneceram os valores para a vida.

Na JE, conheci minha esposa, Elisabete Bruns, com quem sou casado há 24 anos. Elisabete cuida de nosso lar, é comerciante e exerce voluntariado em diversos setores de trabalho em nossa paróquia, como no trabalho com idosos e com crianças. Temos dois filhos. André tem 21 anos, estuda administração na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e trabalha como coordenador financeiro. Louise tem 14 anos e estuda na Escola Barão do Rio Branco.

Sentindo-me chamado para o ministério pastoral, iniciei meus estudos de Teologia em São Leopoldo, na Escola Superior de Teologia, no ano de 1984. Fiz meu estágio intermediário na Paróquia de Rincão dos Ilhéus, em Novo Hamburgo, tendo como monitor o pastor Genésio Bobsin. Formei-me bacharel em Teologia em 1989. Ainda durante o estudo Elisabete e eu casamos. Para ajudar no orçamento doméstico lecionei Ensino Religioso no Colégio Sinodal, enquanto Elisabete fez uma boa clientela com sua máquina de costura.

Meu primeiro campo de atuação ministerial foi o município de Humaitá, no RS. Lá atuei durante sete anos e meio. Foi uma experiência muito rica, principalmente por ter convivido com comunidades e famílias que viviam quase que exclusivamente da agricultura, uma realidade até então desconhecida para mim e minha esposa.

Meu segundo campo de atuação é a Paróquia de Blumenau Centro, onde já estou completando quatorze anos de trabalho. Tenho a satisfação de exercer meu ministério de forma compartilhada com o P. Valmor Weingärtner. Temos uma ótima equipe de trabalho. A Diretoria, o Conselho Paroquial, as secretárias Vera, Flaviana e Elisa, zeladores e prestadores de serviço oferecem as melhores condições para que a missão aconteça de forma eficaz e o ministério seja exercido com muita disposição, alegria e dignidade.

Na Paróquia Blumenau Centro temos nos servido de muitas das ofertas que a Assessoria de Formação tem criado. Ofertas como “Curso Básico da Fé”, “Somos Luteranos”, “Celebrar e Viver”, “O Luto e a Vida”, “Círculos Bíblicos” têm enriquecido nossa comunidade. Por outro lado, levamos a experiência de programas com “Culto de Tomé” e “Missão Criança” para outras comunidades e até outros sínodos.

Os quatorze anos de ministério em uma paróquia com tamanha estrutura, desafios, visibilidade e volume de trabalho têm sido enriquecedores. Representação da Igreja diante de inúmeros setores da sociedade, participação na mídia (TV e rádio), questões administrativas complexas como nas que se referem ao Hospital Santa Catarina, Escola Barão do Rio Branco e Rádio União FM oportunizaram-me um constante aprendizado. Nenhuma universidade ou curso poderia ter me proporcionado maior escola.

Mas na consciência de que precisamos continuar renovando conhecimentos, fiz pós-graduação em Psicologia e Aconselhamento Pastoral pela Escola Superior de Teologia, escrevendo minha monografia a respeito do trabalho com jovens em nossa Igreja. E na busca por capacitação para a gestão administrativa participei de cursos de planejamento estratégico, gestão de pessoas e liderança, promovidos pelo PAEX (Parceiros para Excelência), com assessoria da Fundação Dom Cabral.

Durante meu ministério, sempre assumi tarefas que ultrapassavam o âmbito da paróquia. No Distrito Yucumã, III Região Eclesiástica, fui orientador distrital da JE e pastor distrital.

Em nosso Sínodo, participei e continuo participando de diversos grupos de trabalho.

- Coordenei por quatro anos o retiro de crianças em Rodeio 12.
- Exerci a função de pastor orientador da JE Sinodal durante oito anos. Os jovens Roberto de Oliveira e Tobias Mathies exerceram, neste período, a presidência da JE sinodal.
- Fui coordenador, por parte do Sínodo, na primeira Campanha da Fraternidade Ecumênica.
- Fui represntante da Comunidade Evangélica de Blumenau no CIER (na época denominado Conselho de Igrejas para o Ensino Religioso).
- Fui membro do Conselho Sinodal.
- Estive na equipe de organização de todos os Dias da Igreja Sinodal.
- Participo de uma das equipes de avaliação de obreiros.
- Participo ativamente da discussão a respeito da subsistência ministerial.
- Sou coordenador ministerial da CEB –UPL.
- Faço parte da Comissão Nacional de Diálogo entre IECLB e MEUC, em nome da qual tenho acompanhado diálogos em diversas paróquias no sentido de intermediar anseios e procurar caminhos para a unidade na missão.

Desafiado por colegas e lideranças e tendo recebido indicações das assembleias paroquiais para exercer a função de Pastor Sinodal no Sínodo Vale do Itajaí, coloco meu nome à disposição para servir, assim como sempre servi quando chamado. Sentindo-me apto para desempenhar bem a função coloco-me, bem como minha família, nas mãos de Deus e confio a ele o meu caminho, desejando que aconteça o que for o melhor para a Igreja de Jesus Cristo reunida no Sínodo Vale do Itajaí e para a IECLB.

Para possibilitar que a eleição do futuro pastor sinodal se dê a partir de votos pautados em conhecimento de capacidades e propostas de trabalho, trago aqui propostas já compartilhadas com colegas e lideranças. Creio que elas trazem à luz as minhas intenções para o trabalho no Sínodo nos próximos anos.

4 comentários:

  1. Deus continue o abençoando nesta caminhada!

    ResponderExcluir
  2. obrigado por compartilhar teu blog. Parabéns pela iniciativa e pelas boas idéias para a gestão sinodal.
    Abraço fraterno

    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Breno, muito legal tua maneira de chegar perto das pessoas e também se expor. Agradeço por compartilhar comigo a tuas idéias.
    João

    ResponderExcluir
  4. Parabéns amigo. Muita força de Deus nessa tua nova jornada. Abraços

    ResponderExcluir